quinta-feira, 6 de novembro de 2008

MAS, O QUE É O TEMPO?


Cada ser humano vai definir o tempo dentro de seu universo individual, de suas crenças ou até mesmo dentro de sua falta de conhecimento. Alguns vão dizer que tempo é dinheiro, outros vão falar das condições climáticas, os mais vividos vão citar os tempos que já se foram, enfim, vão vai faltar definição.

O fato é que, ainda que sejamos diferentes uns dos outros, o tempo passa igualmente para todos nós. As vezes queremos acelerar, outras vezes voltar, simplesmente esquecendo o tempo presente. Então ele passa, e lá na frente pensamos: - Puxa! Queria ter uma máquina do tempo…

Só existe um comandante, um único ser ou força que possui o controle de todo o tempo, que sabe o tempo de cada um, mas mesmo assim ainda cobiçamos este poder. Simplesmente, ainda não aprendemos viver um dia de cada vez, não sabemos interpretar o “tudo vem a seu tempo” ou “dê tempo ao tempo”, não sabemos viver o presente, curtir cada momento, cada aprendizado. Dizemos CARPE DIEM, porque ouvimos em um filme lindo…

Pensando na eternidade cósmica: Mas, o que é o tempo? Como você tem gasto o seu?
Deus controla o tempo, mas é você quem determina o uso do seu (livre arbítrio). Não há cota, não há limite, mas é importante sempre lembrar que não viemos a passeio, e que o tempo passa sem percebermos. Portanto, cuidado, não vá deixar somente as rugas sinalizarem isto.

4 comentários:

TXLNETO disse...

É amiga, o tempo passa e não notamos. Um dos meus livros favoritos é uma fábula escrita por Michael Ende (escritor de A história sem fim), "Manu, a menina que sabia ouvir". Nas últimas edições ele foi "rebatizado" para "Momo, o senhor do tempo",na qual vilões roubavam o tempo das pessoas enganando-as, dizendo que para viver melhor eles teriam que economizar tempo e trabalhar mais, desta maneira não havia mais conversas animadas, brincadeiras, descontração, só angústia e tristeza.

Nos dias de hoje, parece que estes vilões realmente existem, eles nos fazem distanciar dos amigos, das alegrias para que continuemos "economizando" tempo sem percebermos que na verdade, estamos sendo roubados do Carpe Diem.

Uma coisa eu sei: sempre terei tempo para ler suas sábias palavras.

Bjs,

Neto.

Unknown disse...

Nossa mto do lindo ..
Sao coisa tipo essa que paramos pra pensar na vida , assim vendo ela de uma outra maneira ..
Bjus Thais

TXLNETO disse...

Oi Deby,
Estou de volta neste post pra dizer que você ganhou um selo, aliás o seu blog.

É selo Prêmio Dardos! Passa lá no meu blog (Sobre o Berelando...- http://txlneto.blogspot.com/) pra pegar, o selo e não deixem de ler as intruções.

Parabéns, sucesso e Feliz Vida!

Anônimo disse...

Muito bonito o que você escreveu acerca do tempo. Nós estamos sempre correndo mesmo atrás do tempo, tempo perdido, tempo futuro, tempo para ter tempo... Acho que um pouco porque faz parte da nossa natureza desejarmos perpetuar o intervalo de vida que temos. Na velhice, as pessoas costumam contar para as mais novas como era no seu tempo, como eles faziam as coisas, como eles viam os fatos. Meus pais têm a sua memória afetiva e romântica inerente à ua época, do tempo em que eram mais moços, do que faziam e do que gostavam e eu fico ouvindo, tentando imaginar as coisas como eles estão contando. Gosto de imaginar como seria bom as pessoas voltarem a namorar nos parques de mãos dadas, os passeios de charrete ou a pé pelo centro da cidade, as noites de música e dança de salão com orquestra ao vivo, tudo em preto e branco. Hoje, o som eletrônico dos DJs e o multicolorido das roupas é um tanto diferente dessa visão. Não é possível dizer qual a mais bela porção de vida, mas é interessante pensar o quanto são diferentes as visões acerca do seu tempo.... Seria interessante pensar o que nossos netos, no caso de termos um dia netos, como será que eles verão o que lhes contarmos sobre como nos divertíamos, como namoramos e como vivemos a nossa juventude...
O que eu sei é que todo mundo é mesmo um pouco romântico quando se trata de contar a sua vida. Porque num certo sentido, a vida é preciosa para todos nós e dividí-la com as pessoas torna ainda mais precioso tudo o que vivemos e tudo o que ainda temos para viver. É difícil encontrar pessoas que acham que seu projeto de vida está terminado. Vez ou outra nossos pais ou avós costumam dizer que a sua "missão está cumprida, que já podem morrer em paz", mas a verdade é que ainda estão lutando e fazendo e acontecendo, sorvendo com a mesma sede a fonte preciosa de vida que ainda corre fruente de sua vertente.
Um grande beijo, e continue escrevendo esses textos maravilhosos.

Valdecir